quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Acontecendo: CONCERTO DE VIOLÃO

Nonato Luiz, Cearense de Lavras da Mangabeira é violonista compositor e arranjador. Começou sua história artística aos 4 anos de idade. Aos quinze anos já era o segundo violino da Sinfônica de Fortaleza. Nessa época, numa tendência clara entre o popular e o erudito, optou pelo violão como seu instrumento definitivo.
Em 1975, em perfeita harmonia com seu instrumento, o já compositor Nonato Luiz ganha o 1° prêmio do concurso para violonistas da extinta TV Tupi, em São Paulo.
Nonato Luiz é um alquimista do som, um artista que reúne, em sua música, todas as influências, tornando-a única e magistralmente sonora sem, no entanto, desviar-se da sua identidade maior, as raízes nordestinas.

Concertista Internacional se apresenta:
DATA: 2I DE DEZEMBRO DE 2010
LOCAL: PALÁCIO DA MÚSICA
HORAS: 20 HS
DATA: 22 DE DEZEMBRO
LOCAL: ESPAÇO CIDADANIA
TIMON -MA
ENTRADA: FRANCA E INGRESSOS LIMITADOS
Maiores Informações: (86) 99480176

NOTICIA: O ROUXINOL E A ROSA

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O ROUXINOL E A ROSA

O ROUXINOL E A ROSA
O Grupo Puty Teatro Labore apresentou neste final de semana, dias 11 e 12 de Dezembro o espetaculo: O Rouxinol e a Rosa. No primeiro dia foi uma apresentação para a faculdade FAP e apos a apresentação o Diretor do grupo, Adriano Abreu e o elenco fizeram uma palestra com os alunos, professores e coordenadores.
Para quem assistiu o trabalho do Puty e está visitando este blog pela primeira vez, pedimos que fiquem a vontade e possam fazer comentarios, sugestões, criticas sobre o trabalho. Pedimos também que se torne membro dos blogs: http://www.sandraeteatro.blogspot.com/ , http://www.putyteatrolabore.blogspot.com/
Um super abraço, á todos que nos prestigiaram durante esses dois incriveis dias de apresentação, e um agradecimento especial a professora Isolina, aos alunos e professores da FAP, aos meus alunos da Oficina de Teatro Benjamin Santos, ao grupo Harém de Teatro- Ponto de Cultura Nos Trilhos do Teatro,Casa da Cultura de Teresina, Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Surreal Financiamentos, Smart Net Informatica, Gabinete do Dep Dr. Pinto, Centro de convivência dos Idosos Marly Sarney, Floricultura Li, Dilcar Eventos.

Atenciosamente, Sandra Loiola
ATRIZ E PRODUTORA DO PUTY

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

FESTIVAL DE DANÇA


O 14° Festival de Dança do Piauí ocorre do dia 20 a 23 de outubro e traz ao público grandes nomes da dança nacional, que ministrarão palestras temáticas no decorrer do Festival. As inscrições podem ser feitas na sede da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, localizada na Rua Elizeu Martins, N° 1426, Centro, próximo à praça João Luiz Ferreira.
O festival reúne grupos e artistas de vários cantos do país no Theatro 4 de Setembro e tem como objetivo incentivar a dança entre grupos da cidade, mostrando o que estão sendo produzidos por eles, sendo uma espécie de vitrine, além de reunir escolas dos estados do Norte e Nordeste do país. Atualmente, é um dos maiores festivais de dança do Brasil. E esta edição do evento vem com novidades. “Além das apresentações das coreografias inscritas, instrutores de dança mantidos pela PMT vão mostrar o resultado do trabalho que realizam com os alunos”, diz o coordenador de dança da FMC, Helly Batista.
Os ministrantes das oficinas serão Erick Gutiérrez, Caio Nunes e Toshie Kobayashi, professora e coreógrafa de renome internacional, membro da Royal Academy of Dancing de Londres. Rotineiramente convidada para ministrar curso e ser jurada nos principais festivais de Dança no Brasil e Exterior, vem pela segunda vez ao Festival de Dança de Teresina. É diretora de sua própria escola de Ballet, considerada uma das melhores do País. Também membro do conselho consultivo do Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo e Madrinha da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Caio Nunes fez alguns cursos de especialização em Nova Iorque, Los Angeles e Paris e tem como maior especialidade a dança de musicais.

domingo, 17 de outubro de 2010

O Rouxinol e a Rosa

Dias 29,30 e 31 de Outubro, pré-extreia do Rouxinol e a Rosa, nessas sessões limitados, só para convidados!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Oficina BenjaminSantos

Queridos alunos da Oficina Benjamins Santos, não haverá aula no sabado dia 02 de Outubro de 2010( vespera de eleições).

quarta-feira, 22 de setembro de 2010


 Palavras do Autor Manuel Lima sobre o livro :O Viajor

Este livro em particular desenvolveu-se a partir de uma crônica que escrevi há muito tempo, a qual chamei de "conversa íntima". Sabe aquela conversa que temos com a gente mesmo dia após dia? Aqueles pensamentos que de tão recorrentes se transformam em "padrões mentais". E como é de minha crença e vivência, esses padrões mentais acabam criando a nossa realidade, nossas "circunstâncias experimentadas" ou como dizem "nosso destino". Então, aquela crônica, não maior que uma página, começou a desenrolar. Foram aparecendo as personagens, os eventos e de repente tinha uma história. Um filme ia se desenvolvendo na minha tela mental. O que no fim resultou no romance que intitulei de "O Viajor". Nele transmito meus sentimentos e crenças, sem nenhuma imposição, através de um romance, de uma história de viagens metafísicas.


Manoel Lima - Ator
http://www.manoellima.com.br/
www.manoellima.com.br/youtube
http://www.oviajor.com.br/http://www.tvorkut.com.br/

terça-feira, 24 de agosto de 2010

ESFORÇO CULTURAL

domingo, 1 de agosto de 2010

CURSO DE TEATRO BENJAMIN SANTOS

Curso de teatro na casa da cultura- Oficina Benjamin Santos com inscrições aberta até o dia 06 de agosto.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Acontecendo- Imperdivel aos amantes das Artes Cênicas

BR CULTURAL / PETROBRÁS - APRESENTAM O ESPETÁCULO TEATRAL SUCESSO DE CRITICA E PÚBLICO DO EIXO SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO :
RAINHAS(S)] DUAS ATRIZES EM BUSCA DE UM CORAÇÃO.

Dias: 06 e 07 de Agosto às 20h.
Theatro 4 de Setembro.
Ingressos Gratuitos e Limitados retirados 01h antes de cada apresentação na Bilheteria do Teatro.
Informações: 3222 7100 / 9974 1937( Antoniel Ribeiro).
Aos Piauienses antenados recomendo um espetáculo, sucesso absoluto de público e crítica Rainha(s) - duas atrizes em busca de um coração, que está em tournê pelas as cidades do nordete para uma curta temporada. Sob a direção de Cibele Forjaz, as atrizes Isabel Teixeira (ganhadora do Prêmio Shell 2008 de melhor atriz) e Georgette Fadel encenam uma livre recriação da obra de Friedrich Schiller, diretora e as atrizes partiram do clássico e criaram coletivamente uma dramaturgia própria, trazendo para o coração da cena a atualidade do texto histórico

Rainha(s)

Duas atrizes em busca de um coração. Uma livre recriação da peça Mary Stuart de Friedrich SchillerMary Stuart, de Schiller, é um “drama trágico”. Foi uma das obras máximas da fase madura de seu autor: um drama de grandes conflitos individuais inseridos num fundo histórico, e moralmente exaltando a purificação interior da consciência que triunfa sobre a fúria cega dos instintos.

O enredo da peça gira em torno da luta político-religiosa entre as Rainhas Elizabeth I e Mary Stuart, que disputavam a coroa da Inglaterra na segunda metade do século XVI. Schiller é uma espécie de Shakespeare alemão do século XVIII, capaz de tomar um episódio decisivo da história européia, a luta pelo poder numa Inglaterra tão poderosa quanto decrépita, e transformá-lo em assunto humano, pungente para além das épocas e das nações, cuja poética, porém, conserva em si o travo político de origem.

O trabalho cênico e dramatúrgico do espetáculo RAINHA[(S) revisita esse clássico por uma ótica diferente: apenas duas atrizes em cena, levando a carga trágica do drama à sua essência. O espírito de “nacionalização dos clássicos” presente no projeto cria um interesse no intercâmbio do particular com o universal, da experimentação com o clássico.
A diretora Cibele Forjaz e as atrizes Georgette Fadel e Isabel Teixeira, partiram do texto clássico para criarem coletivamente uma dramaturgia própria, trazendo para o coração da cena a atualidade de um texto histórico. O trabalho de adaptação em sala de ensaio centrou-se no embate constante entre as rainhas, que se multiplica num embate cênico entre as duas atrizes. O duelo se traduz assim em vários níveis: o duelo de duas rainhas que almejam um só trono, o duelo de duas atrizes no jogo cênico e o duelo interior de cada personagem/atriz.
Com direção de Cibele Forjaz, Rainha[(s)] – Duas Atrizes em Busca de um Coração é uma livre recriação da obra de Friedrich Schiller. A diretora e as atrizes Georgette Fadel e Isabel Teixeira partiram do clássico e criaram coletivamente uma dramaturgia própria
Considerado o Shakespeare alemão do século XVIII, Friedrich Schiller, foi capaz de transformar um episódio decisivo da história européia – a luta pelo poder numa Inglaterra tão poderosa quanto decrépita – e transformá-lo em assunto humano e ao mesmo tempo poético, conservando o travo político de origem. Rainha[(s)] – Duas Atrizes em Busca de um Coração revisita esse clássico por uma ótica diferente, apenas duas atrizes em cena: Georgette Fadel e Isabel Teixeira. Sob a direção de Cibele Forjaz, as duas dão vida, respectivamente, as rainhas Elizabeth I e Maria Stuart.
O trabalho cênico e dramatúrgico do espetáculo ficou a cargo de Cibele Forjaz e das duas atrizes. A diretora leu e releu a obra de Schiller separando-a em alguns trechos, que eram levados aos ensaios para que, Georgette e Isabel improvisassem sobre eles. Tudo era gravado em vídeo e depois transcrito para o papel. Com amplo material em mãos, Rainha[(s)] – Duas Atrizes em Busca de um Coração, começou a ganhar forma após três meses e meio de pesquisa.
Espetáculo de sangue explícito
Maria Stuart, de Schiller, é um “drama trágico”. Foi uma das obras máximas da fase madura do autor, que apresenta um drama de grandes conflitos individuais inseridos num fundo histórico, exaltando moralmente a purificação interior da consciência que triunfa sobre a fúria cega dos instintos. O enredo da peça gira em torno da luta político-religiosa entre as rainhas Maria Stuart, da Escócia, católica fervorosa que ambiciona o trono, e Elizabeth I, a anglicana que tudo faz para manter-se no governo. As duas disputavam a coroa da Inglaterra na segunda metade do século XVI.

Na nova adaptação, o espetáculo é encenado numa arena, onde o duelo entre as duas rainhas e atrizes pode ser visto de todos os lados. Em cada extremidade do espaço cênico, pequenos camarins das atrizes viram os tronos das rainhas, numa criação de Simone Mina, que assina a direção de arte, os cenários e figurinos. Para a atriz Georgette Fadel, Rainha[(s)] – Duas Atrizes em Busca de um Coração é uma tragédia com sangue explícito. “O jogo cênico é muito tenso e intenso, pois é um espetáculo de vida e morte”, afirma.

Já a atriz Isabel Teixeira, idealizadora e também produtora do projeto, ao lado do produtor Henrique Mariano, conta que a peça aborda uma história repleta de conflitos. “O espetáculo apresenta vários temas, como a inveja, o feminino e o poder, entre outros”, diz ela, adiantando ainda que o projeto está há anos guardado. “Li o texto quando cursava Faculdade de Letras e a paixão e desejo de levá-lo ao palco foi imediato.”

quinta-feira, 22 de julho de 2010

9° Edição do Esforço Cultural

9° Edição do Esforço Cultural

Data:14/08/10
Local: Casa da Cultura de Teresina( proximo a Praça Saraiva)

Consultor: Adalmir Miranda

O Projeto Esforço Cultural, é um Projeto do Grupo Puty Teatro Labore, este evento é aberto para artistas, estudantes de artes, professores, pesquisadores e á quem se interessar.
A entrada é gratuíta!
Produtora: Sandra Loiola

contato:putyteatrolabore@hotmail.com

www.putyteatrolabore.blogspot.com

domingo, 18 de julho de 2010

Oficina Benjamin Santos

Comunico á todos os inscritos na Oficina Benjamin Santos, que os alunos selecionados receberão email ou telefonema, entre os dias 08 e 12 de agosto.

http://oficinapermanentebenjaminsantos.blogspot.com/

Instrutora do curso: Sandra Loiola

Oficina Benjamin Santos

Comunico á todos os inscritos na Oficina Benjamin Santos, que os alunos selecionados receberão email ou telefonema, entre os dias 08 e 12 de agosto.





Instrutora do curso: Sandra Loiola

domingo, 30 de maio de 2010

Aprendam a amar a arte em vocês mesmos, e não vocês mesmos na arte

Fonte: " A Preparação do Ator"
Autor: Stanislavski , Konstantin

sábado, 29 de maio de 2010

OCO TEATRO LABORATÓRIO

Curso para atores com mais de um ano de expêriencia em Teatro.